Admissional
Avaliação clínica especializada realizada por médico da medicina do trabalho, com ela é possível constatar se o candidato à vaga está em totais condições para exercer as funções a que se dispõe.
Demissional
Ao fim da parceria entre empresa e funcionário, deve-se realizar o exame demissional para verificar se está capacitado a executar funções em outras empresas.
Periódicos
Com uma periodicidade relevante a cada função e que é controlada pelo Sistema de Gestão On-line TRAMED deve ser feito um exame de rotina para analisar as condições da saúde de cada trabalhador. A periodicidade dos exames pode variar dependendo da atividade.
Mudança de Função
Exame realizado para verificar se a condição física do funcionário é qualificada para exercer novas funções.
Retorno ao Trabalho
Exame clínico realizado após um período de afastamento pelo INSS para quem ficou afastado por motivo de acidente ou doença, serve para constatar se o funcionário está realmente apto a voltar às atividades. O Funcionário já deverá ter tido alta do INSS e levar a TRAMED este documento junto com o atestado de 15 dias
Exames Complementares
Dependendo dos riscos que cada função oferece, os trabalhadores devem ser submetidos a exames específicos para o médico ter a correta avaliação da saúde dos empregados, tais como, Raio-X, Exames Laboratoriais, Audiométricos e outros. A TRAMED realiza a maioria dos exames necessários em suas unidades de atendimento e na Matriz.
Laudos
Laudo de Insalubridade
Consiste na emissão de um laudo conclusivo da real exposição do trabalhador, sendo emitido pela TRAMED e elaborado por Engenheiros de Segurança e Médicos do Trabalho em conformidade com a NR 15. Este documento é emitido para constatar os agentes de risco presentes no ambiente de trabalho, através de avaliações qualitativa e quantitativa.
O objetivo do Laudo de Insalubridade é determinar se as atividades exercidas apresentam riscos à saúde do trabalhador, assim como a percepção de adicionais incidentes sobre o salário do trabalhador.
Laudo de Periculosidade
Consiste na emissão de um laudo conclusivo da real exposição do trabalhador, sendo emitido pela TRAMED e elaborado por Engenheiros de Segurança e Médicos do Trabalho, em conformidade com a NR 16.
Laudo Técnico de Condições no Ambiente de Trabalho – LTCAT
É um documento com exigência legal através da lei 8.213/91 e suas modificações através das IN – Instruções Normativas do INSS para comprovar as condições ambientais em que o colaborador se encontra dentro da empresa na qual ele trabalha.
O LTCAT revogado em 31/12/2003 é um programa emitido pela TRAMED através de nossos Engenheiros de Segurança ou Médicos do Trabalho. Este laudo destina-se para fins previdenciários:
- Apresentar os resultados da análise global do desenvolvimento dos programas que são cabíveis a cada função;
Demonstrar o reconhecimento dos agentes nocivos e discriminar a natureza, a intensidade e a concentração que possuem nos termos do item 9.3.3 da NR-09, do MTE;
- Identificar as condições de trabalho por setor ou processo produtivo, por estabelecimento ou obra, em consonância com os expedientes do MPAS, do MTE ou do INSS pertinentes;
- Explicar as avaliações quantitativas e qualitativas dos riscos, por função, por grupo homogêneo de exposição ou por posto de trabalho.
Mapa de Riscos
É uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. Tais fatores têm origem nos diversos elementos do processo de trabalho e a forma de organização desses.
A TRAMED – Saúde Ocupacional elabora o Mapa de Riscos de acordo com os riscos existentes nos locais de trabalho, objetivando o atendimento da NR 9.
Relatório Anual
E um relatório estatístico referente aos exames médicos e/ou exames complementares de resultados normais ou anormais, no período de um ano baseado nas funções existentes na empresa.Este relatório é realizado com base nos dados do PCMSO e histórico da empresa.