Dentro da Segurança de medicina do Trabalho estuda-se um risco chamado ergonômico, que é uma interação do homem com seu ambiente. Pertencendo a este risco salientamos um de seus agentes denominado de “POSTURA INADEQUADA”.

Este agente é responsável por estatísticas alarmantes, como assim? Retirado de dados de Agências de Saúde, evidenciou-se que 80% da população apresenta doenças relacionadas a coluna cervical. Para melhor clarearmos a mente, façamos um comparativo: imagine 80% da população da cidade com dengue? 80% do transporte coletivo estaria paralisado, 80% do comércio estaria fechada, 80% dos trabalhadores dos hospitais acamados. Deu para imaginar como seria esta cidade? Mas é isto que vem ocorrendo com  as doenças relacionadas a coluna, pois, conforme dizemos, trata-se de um elemento invisível que se não tivermos atenção passará imperceptível, até que ocorra a primeira dor mais forte, pois, não daremos importância para as dores menores ( sinais ). Estas dores na coluna podem surgir por acidentes, envelhecimento ou até mesmo pelo uso inadequado dos músculos.

O que fazer?

Procure sempre manter posturas ideias da coluna como: coluna reta, equilíbrio entre o lado direito e esquerdo, evitar excesso de pesos. O simples fato de carregarmos uma bolsa no ombro, se mal distribuída, poderá acarretar um desvio e consequentemente uma doença tipo escoliose. Sempre adote posturas corretas nas suas atividades: domésticas, do trabalho, do lazer, nos esportes e outras.

Cuide da sua coluna, ela merece, afinal que frutos cervicais quer colher no futuro?

Dicas para ajudar a coluna:

  •   Manter postura eretas;
  •   Não pegar pesos em excesso, distribuir;
  •   Praticar atividades esportivas;
  •   Fazer alongamentos diárias;
  •   Observar as dicas(dores) de seu corpo;
  •   Analisar suas posturas diárias como: escovar dentes, tomar café, carregar sua bolsa ou mochila, dirigir, dormir, etc.